Estética aliada a Nutrição
Quando falamos em estética aliada à nutrição, a relação mais rápida que fazemos é com o emagrecimento, mas é possível o tratamento de diversos outros diagnósticos estéticos com o papel direto da nutrição.
No final do século XX ocorreu um aumento considerável de trabalhos científicos relacionando a abordagem nutricional ao sucesso dos tratamentos estéticos, confirmando, assim, a importância do acompanhamento nutricional como um dos pontos fundamentais para alcançar resultados satisfatórios nos mesmos.
Os avanços na área da nutrição continuaram e hoje podemos não somente trabalhar no fator emagrecimento, como também atribuir o comportamento nutricional a diversos problemas estéticos, como por exemplo a acne, a celulite, o envelhecimento, entre outros. Por isso, a nutrição pode melhorar e ser um excelente coadjuvante no tratamento desses problemas.
A Acne também pode estar associada ao desequilíbrio da saúde intestinal, decorrente de alimentação; a celulite, para além de problemas circulatórios, do sedentarismo e de alterações hormonais, pode ser agravada por uma alimentação inadequada e pelo excesso de álcool; o envelhecimento é um processo que pode ocorrer de forma mais precoce não só por questões genéticas ou pela radiação solar, mas também pelo comportamento alimentar.
Todas estas questões são trabalhadas com o paciente de maneira individual e personalizada. Aliar uma alimentação adequada, equilibrada e consciente às necessidades específicas de cada pessoa e ao procedimento estético mais adequado face à problemática a tratar é fundamental para o sucesso do mesmo.
O profissional nutricionista é o responsável por consciencializar que a nutrição deve estar sempre presente na vida do indivíduo de uma forma equilibrada e saudável em todos os ciclos de vida. Por outro lado, deve informar sobre as vantagens de aliar o tratamento estético a um comportamento alimentar adequado.